terça-feira, 9 de março de 2010

HISTÓRIA

No século passado, migrantes de Minas Gerais, São Paulo e Bahia se fixaram na região, em terras próprias para lavoura e pecuária. Em 1914, por lei municipal de Jataí foi criado o Distrito de Serra do Cafezal devido a presença de grandes lavouras cafeeiras. Com o declínio desta cultura, mudaram o nome do povoado para Nuputira, nome indígena em tupi-guarani, significa "flor do campo" e, em 14 de novembro de 1958, o distrito se emancipa, com o nome de Serranópolis indicando as serras que envolvem a cidade.
As principais atividades econômicas da cidade na época envolviam a pecuária e as lavouras de café. Atualmente a renda do município vem quase que só da agropecuária.
No município de Serranópolis, extremo sudoeste goiano, estão concentrados, aproximadamente 40 abrigos, dos quais ao menos oito apresentam ocupações humanas antigas, datadas de aproximadamente 11.000 anos, totalizando mais de 550 gerações, onde retrata uma importante fase pré-histórica.
Serranópolis é o município que abriga um dos maiores patrimônios arqueológicos do Continente Americano. Na grande maioria destes sítios arqueológicos são encontradas pinturas e gravuras produzidas por inúmeras gerações que ocupavam temporariamente estes abrigos. A maior concentração de pinturas rupestres da região está situada na Pousada das Araras
Além dos Sítios arqueológicos do município de Serranópolis, que é uma grande referência cultural e de pesquisa científica do País, encontramos também rios, cachoeiras, e trilhas, que convidam o visitante a explorar imagens únicas de uma paisagem natural de rara beleza.
Serranópolis oferece inúmeras possibilidades de se fazer Turismo, dentre as quais, o turismo de Expedição com Condutores preparados para esta modalidade. Turismo de pesquisa, conhecimento, aventura, ecológico, rural, contemplativo e o Turismo Criativo são opções sugeridas pelo município.
Próxima ao Parque Nacional das Emas, Serranópolis possui um cerrado com fauna e flora ainda preservadas que propicia ao turista a possibilidade de encontrar animais e frutos típicos do cerrado.

Como História depende de quem as conta, o município tem outras mas postaremos como a Oficial através de nossa Câmara de Vereadores no link a seguir: Boa Leitura!  http://www.serranopolis.go.leg.br/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário